Elaboração do PDI 2023-2027 entra em nova fase

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2023-2027 da Uefs entrou em nova fase depois da realização das oficinas temáticas. Na etapa atual das atividades, as diversas unidades estão elaborando o plano de ação, utilizando como referência as oportunidades de melhoria indicadas durante as oficinas temáticas, que aconteceram nos meses de maio e junho. A Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (Asplan) é a unidade responsável pela coordenação do PDI.

A elaboração do plano de ação é fundamental porque nele estão contidas as ações que serão implementadas pelas unidades ao longo dos próximos quatro anos. “A definição das ações vai viabilizar a execução daquilo que foi definido no nível estratégico”, explica a analista universitária da Asplan Janilda Pinho.

Na fase atual, além das oportunidades de melhoria, as diretrizes estratégicas que norteiam o PDI também são utilizadas como referência para a elaboração do plano de ação. A atividade visa construir ações, estabelecer metas, determinar prazos e definir indicadores e responsáveis por cada uma das ações definidas pelas unidades.

O Plano de Desenvolvimento Institucional tem o objetivo de estabelecer a missão, as estratégias de trabalho, as diretrizes pedagógicas e o desenho da estrutura organizacional para a consecução dos objetivos no intervalo de cinco anos, período de vigência do plano. O plano constitui o mais importante instrumento de planejamento da instituição.

Na etapa de realização das oficinas do PDI, os participantes se envolveram em atividades voltadas para a elaboração de um diagnóstico preliminar participativo e realizaram a análise situacional, além da definição de prioridades, utilizando uma matriz como instrumento metodológico. O resultado dessas discussões retroalimenta a fase atual de elaboração do plano.

Compartilhe